Como Fazer Uma Carta De Recomendação?

A carta de recomendação aliada a um cartão digital interativo pode ser uma grande vantagem no momento de candidatar-se a um emprego.

Trata-se de um documento escrito por outra pessoa, que escreve sobre as suas capacidades, justificando porque é você o mais indicado para aquele cargo – ex chefe, colegas de trabalhos, supervisores, etc.

Entretanto, se é você quem vai escrever uma carta de recomendação à pedido de alguém, precisa tomar alguns cuidados. As cartas de recomendação devem ser feitas com a devida atenção e com cuidado.

Elas podem trazer consequências não somente apara o futuro da pessoa que pede a sua recomendação mas também para a sua própria credibilidade e para o seu bolso.

O cartão de visita online costuma ser uma excelente ferramenta de apresentação ao seu novo empregador.

Por exemplo, alguém que tenha recebido uma referência desfavorável pode abrir um processo por calúnia e difamação – mas somente se puder provar que a pessoa que escreveu a cartas sabia que a sua declaração não correspondia à verdade e pretendia deliberadamente prejudicá-lo.

Por outro lado, não dê boas referências de alguém que tenha sido demitido, por exemplo, por conduta desonesta.

O novo empregador poderá processá-lo por quaisquer perdas que venha a sofrer.

Por isso, seja sempre honesto. Comece uma carta de recomendação dizendo há quanto tempo conhece a pessoa e em que contexto.

Informações adicionais

Prossiga dando a sua opinião sobre a capacidade dela de atender às exigências do cargo que busca.

Se, na sua opinião, a pessoa atende aos requisitos exigidos pelo novo emprego, expresse todo o seu entusiasmo, se assim o quiser. Uma carta de recomendação comedida pode ser interpretada como sinal de indiferença.

Se, por alguma razão, você não quiser dizer a verdade em uma carta de recomendação, é melhor não escrevê-la.

Ninguém pode exigir isso de você.  Se perceber que a pessoa é totalmente inadequada para o cargo que está buscando, coloque delicadamente que você não é a melhor pessoa para recomendá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *